-
Arquitetos: MVRDV
- Área: 85000 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Jon Wallis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Pixel, o empreendimento misto de 85.000 metros quadrados projetado pelo MVRDV em Abu Dhabi, está agora completo. O complexo apresenta 525 apartamentos, juntamente com lojas, escritórios e comodidades, adotando uma abordagem inovadora para projetar complexos residenciais nos Emirados Árabes. Central para este esforço é a praça comum no coração do empreendimento, onde as sete torres "se desintegram" em terraços e janelas, complementadas com telas de sombreamento de azulejos em 14 cores pastel sutis inspiradas na aparência de uma pérola. Pixel é o primeiro projeto concluído no Makers District, um novo desenvolvimento na Ilha de Reem de Abu Dhabi que o investidor IMKAN anuncia como o novo coração de Abu Dhabi - um equivalente criativo ao polo cultural da cidade na vizinha Ilha Saadiyat. O projeto capitaliza o espírito inovador e cosmopolita do Makers District para oferecer uma abordagem rara nos Emirados Árabes - com ênfase na identidade e um forte senso de lugar, um estilo de vida ao ar livre, espírito comunitário e materiais modestos, porém marcantes.
O empreendimento forma um centro no Maker's District, por isso, as sete torres compactas são empurradas para a borda do local, suas posições e alturas otimizadas para fornecer sombra, incentivar brisas refrescantes e criar conexões com os empreendimentos à beira-mar que cercam o local em três lados e a praia. Entre as torres, uma praça central forma o centro social do Pixel, com restaurantes, cafés e lojas prestes a ocuparem o térreo. Funções comunitárias - de academia e clínica médica a um centro de aprendizagem precoce e escritórios para startups - ocuparão o nível superior, garantindo que o Pixel esteja sempre ativo e que a praça seja, portanto, animada ao longo do dia.
As fachadas voltadas para esta praça são o que realmente dão vida ao projeto: em suas bases, as torres desmoronam em "pixels", "derramando-se" na praça para criar terraços e janelas. Estes estendem os espaços internos para o espaço público, incentivando os moradores a desfrutar do ar livre nos meses mais frescos do ano. Elementos de água e áreas verdes na praça abaixo ajudam a resfriar o microclima, tornando o ambiente ao ar livre mais confortável, com telhados verdes planejados para serem adicionados ao topo dos pixels. A vida nos apartamentos acima se mistura com a vida na praça, conferindo um senso de lugar ao projeto e uma identidade que o ajuda a se destacar de outros complexos nos Emirados.
Esta identidade é ainda reforçada pelos materiais usados no projeto que, apesar de uma certa modéstia, ainda chamam a atenção dos transeuntes. Em uma homenagem à herança de Abu Dhabi, o empreendimento é idealizado como uma ostra, com uma casca externa dura que esconde uma pérola delicada dentro. As fachadas externas são feitas de painéis de concreto, imprimidos com um padrão gráfico projetado pela artista Nicole Martens, inspirado em conchas de ostra. No interior, essa abordagem modesta, porém alegre, aos materiais continua, com cada torre adotando um perfil de cor que lhe confere uma identidade única e ajuda a melhorar a orientação a partir do estacionamento subterrâneo.
Pixel contém 525 apartamentos de tamanhos variados, que vão de estúdios a espaçosos lares de três quartos. Estes apartamentos são dispostos de forma a celebrar a diversidade, misturando unidades mais caras e espaços mais acessíveis. Isso é possibilitado pela praça de pedestres que, com sua atmosfera vibrante, oferece um benefício para viver nos níveis inferiores e torna esses apartamentos tão desejáveis quanto aqueles no topo das torres. Como resultado, o projeto encoraja o contato entre pessoas de diferentes origens - expatriados e locais, famílias grandes e solteiros que vivem sozinhos, jovens e idosos.
"Com o Pixel, desafiamos as tipologias residenciais que se tornaram a norma nos Emirados Árabes Unidos", diz o sócio fundador da MVRDV, Jacob van Rijs. "Em vez de torres isoladas, aceitáveis por conta de acabamentos de luxo no interior, o Pixel possibilita que os residentes passem algum tempo ao ar livre, se tornem amigos de seus vizinhos, convidem visitantes para uma refeição no restaurante da praça. Ele encoraja um estilo de vida que não é apenas agradável, mas ambiental e socialmente mais sustentável do que as outras alternativas."